Nas receitas de crochê você encontrará sempre uma variedade de abreviações. E é bom que desde o início se acostume com algumas delas:

carr.: Carreira

corr.: Correntinha

laç.: Laçada

p.: Ponto

p. b.: Ponto baixo

p. a.: Ponto alto

 

Do mesmo modo que você deve se habituar desde o começo com a receita escrita é bom que também se familiarize com a receita gráfica, onde símbolos substituem ou emriquecem as explicações tradicionais. Com os gráficos é possível visualizar o trabalho.
Correntinha
Ponto baixo
Ponto alto

 

Pegue a agulha com a mão direita, entre o dedo polegar e o dedo indicador, apoiando-a sobre o dedo médio, como se estivesse segurando um lápis. Se você for canhota(o), inverta o procedimento para a mão esquerda.
Prenda o fio entre os dedos polegar e indicador da mão esquerda e passe-o por baixo do dedo anelar, deixando-o levemente solto para deslizar com facilidade. Para canhotas(os), inverter o procedimento para a mão esquerda.

 

Cruze o fio sobre si mesmo, como se fosse um nó e puxe-o com o gancho da agulha, de trás para a frente.
Passe as duas extremidades para apertas a argola.

 

No crochê tudo se inicia a partir de uma simples correntinha. E sobre uma seqüência de correntinhas, que servirá de base, é que serão montados os pontos.
Com a argola na agulha, comece a trabalhar uma série de pontos corr., que serão a base do seu trabalho.
Faça uma laç. com a linha do novelo e com o gancho da agulha puxe o fio através da argola icial. Está feita a primeira corr.. Procure fazê-la frouxa, pois a primeira carreira tende a ficar mais apertada que o resto do trabalho.
Continue o trabalho dese modo até obter o número desejado de corr..

 

Pule as duas corr. iniciais da base e introduza a agulha no terceiro p., dê a laç. e puxe o fio. Ficam dois p. na agulha.
Faça novamente uma laç. e puxe o fio através dos dois p. da agulha, rematando-os. Está feito o p.b.. Repita até o final da carr.. Vire o trabalho, assim o último p. dessa carr. será o primeiro p. da carr. seguinte.
Faça uma ou duas corr..
Pule o primeiro p.b. e introduza a agulha sob as argolas do p. seguinte e faça o p.. Continue até o final da carr..
Ponto baixo no direito.
Ponto baixo no avesso.

 

 
Faça o número desejado de corr. e mais duas para virar.
Comece cada p. com uma laç.. Faça uma laç. e introduza a agulha da quarta corr., dê outra laç. e puxe o fio através do p., ficando assim três argolas na agulha, outra laç. e puxe o fio através de duas argolas formando dois p. na agulha. Mais uma laç. e puxe o fio através dos dois p. da agulha. Está feito o p.a..
Dê uma laç. e introduza a agulha na corr. seguinte para fazer o próximo p.a.. Repita até o final da carr. e vire o trabalho.
Faça três corr. e pule o primeiro p..
Faça uma laç. e introduza a agulha sob as argolas do p. seguinte e faça os p.a. até o final da carr..
 
Ponto alto no direito.
Ponto alto no avesso.